Livro de Ordem garante rastreabilidade dos empreendimentos

 

 

O Crea-MG disponibilizou um modelo de Livro de Ordem que pode ser baixado no site do Conselho. O documento é onde ficam descritas todas as atividades relacionadas à obra ou ao serviço que tiverem a participação de profissionais das áreas abrangidas pelo Sistema Confea/Crea.Seu uso garante a rastreabilidade da execução, apontando as ocorrências que impactaram na obra ou serviço, facilitando a manutenção do empreendimento e a garantia do serviço.

1. O que é o Livro de Ordem?

O Livro de Ordem de Obras e Serviços é a memória escrita de todas as atividades dos responsáveis técnicos relacionadas à obra ou serviço. Nele devem ser registradas todas as ocorrências relevantes do empreendimento, tanto técnicas quanto administrativas, que envolvam a participação de profissionais de engenharia, Agronomia e geociências.

 

3. Justificativa para a implantação do Livro de Ordem?

A Resolução 1.094/ 2017, do Confea, dispõe sobre a obrigatoriedade de adoção do Livro de Ordem de obras e serviços de Engenharia e Agronomia. A norma foi elaborada porque a crescente complexidade dos empreendimentos impõe a adoção de novos mecanismos que propiciem eficiente acompanhamento e controle da participação efetiva dos profissionais nas obras e serviços pelos quais são responsáveis técnicos.

2. Quem é responsável pelo registro das ocorrências no Livro de Ordem?

O registro das ocorrências é de responsabilidade do responsável técnico e demais profissionais intervenientes na obra ou serviço.

 

Fonte: Crea Minas

× Quero ser um sócio participativo.